Terapia Comunitária Integrativa

O Shanti Instituto é um Pólo Formador de Terapêutas Comunitários, somos habilitados pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária (ABRATECOM) a ministrar o Curso de Capacitação em Terapia Comunitária Integrativa.
Criada na década de 1980 pelo Prof. Dr. Adalberto Barreto, Psiquiatra e Antropólogo da Universidade do Ceará, a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é a única Prática genuinamente Brasileira que faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Essa técnica resgata a competência individual e promove a construção de redes de apoio, valorizando o saber que vem da comunidade. Consiste num espaço de acolhimento e cuidado que busca ressignificar o sofrimento, transformando-o em crescimento pessoal e coletivo.
Toda semana o Shanti Instituto oferta à comunidade uma Roda de Terapia Comunitária, por acreditarmos em sua metodologia e vivenciarmos seus resultados.

“Quando a Boca cala, os órgãos falam. Quando a boca fala, os órgãos saram” – Adalberto Barreto

“Cada um é Doutor da sua Própria dor” – Dr. Adalberto Barreto

“É um espaço comunitário onde se procura partilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida que ali são relatadas. Todos se tornam co-responsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do cotidiano, em um ambiente acolhedor e caloroso” – Adalberto Barreto

Profissionais

Sandriane A. Kalamar Martins – Terapeuta Comunitária Integrativa

Milene Zanoni da Silva

Site da Abratecom:
http://www.abratecom.org.br/

Congresso Brasileiro de TCI – 2019:
https://www.congressotci.com/

× WhatsApp